ENTRE, APRENDA, ENSINE E INTERAJA.

Tudo que você está pensando e quer perguntar. Relacionado a: Administração de Pessoal, Administração Financeira, Economia, Negócios, Internet, Mídias Sociais, Tecnologia da Informação, Sustentabilidade, Cultura, Educação, Carreiras, Gestão de Pessoas, Gestão de Empresas, Nota Fiscal Eletrônica, Nota Carioca, CEO e SEO.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

EUA testa transmissão de internet pela luz


Novos rumos para conexão com a internet começam a ser tomados. Seis prédios da prefeitura de St. Cloud, Minessota (Estados Unidos), usarão um novo sistema que permite que a internet seja transmitida pela luz.
O sistema utiliza apenas impulsos luminosos e é imperceptível para visão humana. O projeto chamado LVX (citação do termo latim “lux”, que é luz) trata de iluminar os cômodos e fornecer o acesso à internet ao mesmo tempo. Um conjunto de sensores e diversas lâmpadas de LED, que piscam a uma freqüência elevada para transmitir os dados, substituem as lâmpadas convencionais.
Um aparelho fotossensível é instalado nos computadores, tendo a capacidade de captar impulsos luminosos e convertê-los novamente em informação. A velocidade máxima do sistema gira no entorno dos 3 Mb/s, embora os criadores esperam aprimorar o conjunto.
Além de prover o acesso dos computadores à rede, as lâmpadas de LED garantem uma iluminação muito mais eficiente e consomem cerca de 36% da potência de um conjunto fluorescente.