ENTRE, APRENDA, ENSINE E INTERAJA.

Tudo que você está pensando e quer perguntar. Relacionado a: Administração de Pessoal, Administração Financeira, Economia, Negócios, Internet, Mídias Sociais, Tecnologia da Informação, Sustentabilidade, Cultura, Educação, Carreiras, Gestão de Pessoas, Gestão de Empresas, Nota Fiscal Eletrônica, Nota Carioca, CEO e SEO.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Rio ganha mais 4 trens modernos

A modernização do sistema ferroviário do Rio de Janeiro está em pleno vapor. A Secretaria de Transportes comprou mais quatro trens chineses, além das trinta composições encomendadas no ano passado, para reforçar sua frota e melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Os passageiros puderam conhecer os novos trens nesta quarta-feira (29/12), na Central do Brasil, durante a abertura da exposição da maquete que reproduz o layout dos veículos. As composições começam a operar nas estações fluminenses a partir de junho de 2011.
Na apresentação da maquete, o secretário de Transportes, Julio Lopes, anunciou ainda a aquisição de mais trens no próximo ano. Até os Jogos Olímpicos de 2016, o sistema operado pela SuperVia irá passar por uma grande reformulação, com a chegada de composições de última geração. O Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende adquirir mais 60 veículos, com recursos próprios. A concessionária ficaria responsável pela compra de outros trinta trens.
- A compra desses sessenta trens faz parte de uma nova licitação internacional, que será realiza em março ou abril. A expectativa é de que possamos adquirir a maior quantidade de trens por um preço ainda mais competitivo. O investimento permitirá a Supervia realizar um grande reequipamento de seu parque de trens, chegando assim a uma grande inovação tecnológica. Queremos que os intervalos entre trens sejam compatíveis aos mais modernos sistemas ferroviários do mundo – explicou o secretário.
Cada um dos trinta e quatro trens já encomendados custou U$ 5,5 milhões. O governo estadual adquiriu os novos veículos pelo mesmo preço dos carros comprados em 2009, sem correção monetária. A manutenção dos equipamentos, financiados pelo Banco Mundial (Bird), também foi garantida. A Secretaria de Transportes negociou junto ao consórcio chinês a extensão da garantia técnica dos veículos, que fazem parte do Programa Estadual de Transportes (PET) 2.
- O que nos permitiu comprar mais quatro trens foi que utilizamos apenas U$ 166 milhões dos US$ 200 milhões disponibilizamos para a aquisição de material rodante. Isso aconteceu porque obtivermos um desconto muito grande e podemos adicionar os 25% que a lei prevê para comprar novos veículos. Aumentamos também o prazo da garantia, que vai ser acrescida de um para três anos – ressaltou Julio Lopes.
Os trens serão equipados com ar condicionado, circuito interno de TV, sistema de som ambiente, além de integração entre os carros. Com capacidade para transportar até 1.300 pessoas, os trens realizarão, em média, oito viagens por dia. A compra das quatro novas composições assegura o transporte de cerca de 40 mil passageiros. De acordo com o secretário, as modernas composições são fundamentais para o sucesso do programa de mobilidade que prevê melhorias para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Estações reformadas
Outra etapa do processo de modernização é a reforma de todas as 89 estações de trem. Além da acessibilidade nos embarques e desembarques, muitos terminais oferecerão a seus usuários elevadores, escadas rolantes e banheiros públicos. Os investimentos na malha ferroviária da cidade envolvem ainda a substituição de trilhos e a mudança no sistema de sinalização.